Inscrições Sisu começam em maio 2017

Inscrições do Sisu 2017 Brasil começam em maio: Falta um pouco mais de quatro meses para o início do período de inscrição do Sisu 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. O edital será divulgado no início de maio e as inscrições terão início no mesmo mês. A única maneira de se inscrever no Exame é via internet, através do portal do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Novo recorde de inscrições no Sisu 2017: O Ministério da Educação (MEC) trabalha com a previsão de novo recorde de inscritos. A expectativa é de que a edição de 2015 registre aproximadamente 10 milhões de inscritos. O Sisu cresce a cada edição graças, principalmente, à infinidade de oportunidades que uma nota razoável nas provas pode proporcionar: certificação do ensino médio, vagas em institutos e universidades federais (Sisu), bolsas de estudo e financiamento de cursos em faculdades particulares (Sisu e Fies), vaga em curso técnico de formação profissional (Sisutec) e intercâmbio no exterior, por meio do Ciência sem Fronteiras.



Início das inscrições do Sisu 2017

Sisu 2017 Exame Nacional do Ensino Médio

O cronograma do Sisu 2017 será divulgado no edital do Exame, que deve ser publicado pelo Inep no fim de abril ou início de maio. Com base nas datas escolhidas nas edições anteriores, as inscrições devem acontecer na segunda quinzena de maio. A taxa de participação deverá ser novamente mantida em R$ 35,00. Estudantes de escolas públicas e aqueles que declararem carência ao se inscrever receberão isenção da taxa de inscrição do Sisu 2017.

As inscrições para as provas devem ser realizadas exclusivamente via internet, no site http://Sisu.inep.gov.br/. No acesso, o candidato precisa ter em mãos o número do CPF e informar alguns dados pessoais e da escola do ensino médio.

Ao se inscrever, o estudante precisa escolher a cidade do local de prova do Sisu 2017. O próprio sistema oferecerá uma lista de todos os municípios selecionados para sediar as provas. O endereço completo dos locais de prova serão informados semanas antes da aplicação do Exame, via cartão de confirmação de inscrição do Sisu 2017, que será enviado pelos Correios à todos os inscritos.

As provas deste ano serão aplicadas no fim de outubro ou início de novembro. Até lá, se prepare com o melhor material de estudos: a apostila do Sisu 2017 (clique para ter a sua).

Como Consultar o Resultado do Sisu 2017

Após o término do período de avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio Sisu 2017, é hora das milhares de pessoas que realizaram as provas do maior teste de conhecimentos do Brasil saberem o resultado final do Exame. Nesta edição, o Sisu superou os mais de 9 milhões de candidatos que se inscreveram na edição anterior, segundo dados fornecidos pelo MEC – Ministério da Educação, órgão responsável pela organização do Exame, o Sisu 2017 foi a maior edição já realizada.

O crescente interesse das pessoas, principalmente estudante, em participar do Sisu, pode ser explicado pelo fato de que, realizar as provas do Exame é requisito principal para participar de programas do Governo Federal como Sisu, Fies, SISU, Pronatec, que de alguma maneira garantem a seus contemplados uma vaga no ensino superior público ou privado, seja através de bolsas de estudos ou com financiamento estudantil. As notas do Sisu 2017 serão usadas como critério de seleção de alguns destes Programas e por este motivo os candidatos tem interesse em saber quando será divulgado o resultado final do Exame, que é obtido com a soma dos resultados das provas de conhecimentos e a prova de redação.

Ainda não foi divulgada a data em que será publicado o resultado final do Sisu 2017, porém espera-se que seja como nas edições anteriores em que o resultado final foi divulgado entre os meses de dezembro e janeiro. É possível que além do resultado individual, seja consultado o resultado das escolas que foram melhores colocadas no Sisu 2017.

Como consultar o resultado do Sisu 2017

O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é responsável pela elaboração, aplicação e correção das provas do Sisu 2017, disponibiliza para os candidatos que participarem do Exame um endereço eletrônico onde é possível realizar a consulta do resultado do Sisu. Para realizar a consulta, o candidato deve acessar o site http://Sisu.inep.gov.br/ e seguir as orientações fornecendo dados como número do Cadastro de Pessoa Física – CPF, número de sua inscrição no Exame, nome, data de nascimento e o estado onde mora. Com isso é possível que o candidato tenha acesso a um boletim com as notas das quatro provas que compõe o Sisu 2017 (matemática, linguagem e códigos, ciências humanas e ciências da natureza), e também da prova de redação.

Após a divulgação do resultado final do Sisu 2017, é possível que os candidatos que se inscreveram para o Exame realizem sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada – SISU, Programa Universidade para Todos – Sisu e ainda para aqueles que optaram, solicitem o certificado de conclusão do ensino médio, dai a importância em saber quando será divulgado o resultado do Sisu 2017.

Nota Sisu 2017

Nota Sisu 2017. Como são informadas, as notas do candidato no Sisu 2017?

No momento que o candidato insere no sistema o seu número de inscrição e a senha no Sisu 2017, o Sisu recupera, automaticamente, as suas notas obtidas no exame.

- As instituições adotam pesos diferentes para as notas do Sisu 2017? Como o Sisu calcula a nota nestes casos?

Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Sisu 2017. Assim, quando o candidato se inscrever para curso em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Sisu 2017, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota, que será informada ao candidato.

- É possível que um mesmo candidato tenha notas diferentes para cursos diferentes?

Sim. Como as instituições participantes do Sisu podem atribuir pesos diferentes ou bônus nas provas do Sisu 2017 para cada curso, a nota do candidato pode variar de acordo com os parâmetros definidos pela instituição.

- É possível que um mesmo candidato tenha notas diferentes para o mesmo curso?

Sim. As instituições participantes do Sisu podem, eventualmente, adotar um bônus a ser atribuído à nota dos candidatos como forma de política afirmativa. Deste modo, a nota do mesmo candidato irá variar caso ele opte pela modalidade de ampla concorrência ou pela modalidade de ação afirmativa, com bônus.

Isenção Sisu 2017

Como obter isenção no Sisu 2017 Brasil. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Sisu 2017) deste ano serão aplicadas no fim do mês de outubro, provavelmente em sua última semana. As inscrições serão realizadas em meados de maio e junho.

Para se inscrever no Sisu 2017, o estudante deverá acessar o site oficial do exame, disponível no endereço eletrônico http://Sisu.inep.gov.br/. No ato da inscrição o estudante deve informar seu CPF e sua data de nascimento. Depois deverá fornecer várias informações pessoais, educacionais e socioeconômicas, escolher a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), o local de prova do Sisu 2017, se necessita de atendimento especial para fazer a prova e se deseja utilizar o seu desempenho para obter certificação de conclusão de ensino médio.

A taxa de inscrição é de R$35,00 e seu pagamento deve ser efetuado somente no Banco do Brasil, por meio da GRU Simples (Guia de Recolhimento da União). Muitos dos estudantes que irão se inscrever no Sisu receberão isenção automática, outros podem conseguir o benefício declarando carência e, aquelas pessoas que não conseguirem nenhum dos dois, serão obrigadas a efetuar o pagamento dentro do prazo estipulado.

Isenção de Taxa de Inscrição no Sisu 2017

ISENÇÃO Sisu 2017

Para ser isento da taxa de inscrição do Sisu 2017, o candidato deve ser concluinte do ensino médio no ano de 2015, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública de ensino, declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Os estudantes que não forem automaticamente isentos podem obter a isenção, se declarando membros de famílias de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, mediante documentos comprobatórios.

O Inep reserva-se o direito de analisar a solicitação de isenção e exigir, a qualquer tempo, os documentos comprobatórios da situação de carência declarada, conforme disposto no art. 10 do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

Quem declarar carência no Sisu 2017 deverá ter ciência que atende aos requisitos dispostos no artigo 1º da Lei 12.799, que trata da isenção de taxas de inscrição nos processos seletivos de ingressos em cursos de instituições federais de educação superior; ou às regras do artigo 4º do Decreto nº 6.135, que diz respeito ao ganho mensal de famílias de baixa renda. Cada candidato será responsável pela veracidade das informações prestadas durante as inscrições.

Aqueles que não forem isentos do pagamento deverão, quitar o valor estabelecido como requisito à validação da inscrição dentro do prazo previsto que será divulgado no Edital Sisu 2017.

Aproveite para conferir a melhor apostila para o Sisu 2017. Mantenha-se sempre informado sobre tudo relacionando ao Sisu no nosso site, curta a página do Sisu 2017 no facebook e acompanhe todas as nossas atualizações.